• Vitor Magalhães Menon

A velha mania de julgar com areia nos olhos

Seria o ser humano uma espécie inconformada que adora sentir uma superioridade ilusória?


A humanidade e a velha mania de ver o cisco no olho alheio e não ver o tronco nos próprios olhos. Talvez esse tronco que distorça a visão. Talvez não, é uma certeza! Porque as nossas imperfeições que nos fazem ver as coisas e fatos de forma deturpada. Compreender o outro necessita de um esforço, esforço de olharmos o outro como imperfeitos que somos. Nesse processo aparecerá um espelho nos mostrando o tal galho no nosso olho, nas muitas das vezes existe uma floresta não só nos dando uma visão distorcida que somos capazes de sermos julgadores do outro, mas também nos dando um ar de superioridade.


Pode ser que realmente aquele que a gente julga esteja errado naquela conduta, mas e as nossas condutas equivocadas? Não temos o mesmo fervor contra nós mesmos e nossas más inclinações? Por isso que Mahatma Gandhi dizia para a gente ser a mudança que a gente quer ver no mundo. Isso explica a capacidade de atrair audiência que o BBB tem, atrai julgadores de toda ordem, que se capacitam a serem uma caricatura religiosa superior, mesmo que despojados de qualquer superioridade moral para apontar dedos e julgar as condutas dos seus iguais.


"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver." Mahatma Gandhi

O autoconhecimento e a compreensão das nossas próprias imperfeições nos apequena de tal forma, que nos fazem incapazes de tecer qualquer julgamento ao nosso próximo por vermos escancarados refletidos no espelho as nossas incapacidades morais. Mergulhar em o que podemos melhorar em nós, nos deixam muito ocupados na limpeza dos galhos, ciscos e árvores que nos embaçam e distorcem a visão e a conduta.


Quando julgamos alguém na vida ou em um programa de TV, e esquecemos de observar nossos próprios defeitos, afinal estamos evoluindo ou regredindo? E em nenhum momento parar para olhar suas imperfeições irá inocentar alguém, afinal, evoluir não é um tribunal, e sim uma escola evolutiva. O que você tem aprendido sobre você mesmo observando o que os outros fazem?


No final das contas não quero dizer que existem problemas em assistir o Big Brother Brasil, mas sim se utilizar o que você assiste para ser um melhor juiz dos próprios atos e pensamentos. Assim se sentirá melhor.

Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui



Vitor Magalhães Menon


Graduado em administração de empresas, formação em mecânica, empresário, servidor, palestrante, pai, avô, voluntário em ações sociais para lares de idosos e moradores de rua.

Colunista no Blog do Elefante Marinho.

Também é mecânico nas horas vagas, humorista não assumido da família, coisarada toda e diz por aí que é apenas um cidadão do universo (descrição da equipe Elefante Marinho)



#autoconhecimento #relacionamentos #pazinterior #emocional #desenvolvimentopessoal #amor #julgamento #bbb21 #karolconka #projota #negodi #carladiaz

Boas vindas!!!