• Equipe Elefante Marinho

A pandemia acelerou a revolução digital?

Atualizado: 24 de jan. de 2021

Sim, especialistas tem dito que a pandemia está trazendo coisas que demorariam de 5 a 10 anos. Se você não percebeu, leia a matéria e assista ao vídeo.


Antes de entendermos o que é a revolução digital, precisamos lembrar que subintende-se por REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, onde especialistas chamam de industria 4.0 ou revolução industrial 4.0. Diferentemente das três primeiras revoluções industriais que tiveram o foco em produção em massa, linhas de montagem, eletricidade e, por último, a tecnologia da informação, a indústria 4.0 tem foco na integração.




A nova revolução já estava passando diante dos nossos olhos e agora na pandemia, com uma velocidade maior devido a necessidade de ficar em casa e manter o distanciamento social. Por causa disso especialistas estão dizendo que as pessoas estão aceitando melhor a velocidade das mudanças. E como podemos nos aproveitar dela? Sim, junto com tudo isso, apesar do medo de acabarem os velhos empregos e as antigas profissões, estão surgindo um leque de novas possibilidades. Muitas empresas inclusive pagam pessoas para testarem aplicativos, jogos e anúncios, fazerem pesquisas e até auxiliar na evolução da inteligencia artificial. Pessoas simples sendo remuneradas para executarem tarefas não complexas de suas próprias casas.


Ao final desse texto colocaremos links de empresas que você pode trabalhar de casa, sem contrato e possivelmente lucrando em dólar apenas se inscrevendo, utilizando o tradutor do Google e executando tarefas. Aproveite!!


E como está acontecendo essa revolução? Através da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Biologia Sintética, Sistemas Ciber Físicos (CPS) e outros. Nós já estamos vivendo todas essas evoluções, que aos poucos vêm se tornando parte do nosso dia a dia.


Alguns exemplos são as redes sociais e streamings e seus critérios de entregar postagens por gosto, direcionamento de pesquisa, e ações de curtir, comentar, salvar ou compartilhar. Outras são como utilizamos as coisas como Uber, Ifood, Amazon, Traduções automáticas, pagamentos de contas digitais, etc. Se você usa TV smart, Smartphone, Smartwatch e tudo que vem de Smart, que quer dizer inteligente, saiba que inteligente é a inteligencia artificial de forma sutil ou agressiva, ajudando o dispositivo funcionar. E vamos além, se você assiste netflix, amazon prime video, disney plus, ou qualquer outro, eles não estariam aqui se não fosse a nossa querida revolução 4.0, pois utilizam entre outras coisas a inteligencia artificial para te sugerir de acordo com o percentual do seu gosto.


Muitas pessoas relutam ou reclamam sobre o assunto, mas não poderíamos nem fazer transações bancarias pelo celular se não ocorresse essa evolução. Vamos nos adaptar e tirar proveito dela juntos?


Entenda melhor cada uma dessas novas nomenclaturas da revolução 4.0:



Inteligência Artificial

A inteligência Artificial é um segmento da ciência da computação que busca simular a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas.


Big Data

Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.

O grande desafio das empresas não é só coletar e armazenar esses dados, mas também analisar e interpretá-los.


As ferramentas de Big Data são de grande importância para definir as estratégias de marketing das empresas. Com elas é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e tomar decisões de negócios mais precisas e inteligentes.


Internet das Coisas

A Internet das coisas pode ser definida como: dispositivos do nosso dia a dia conectados à internet. Tudo que você conhece, que não seja convencional conectado à internet, geladeiras, TVs, vídeo games, por exemplo. São dispositivos que receberam esta funcionalidade ao longo da modernização.


Biologia Sintética

A biologia sintética não surgiu agora, mas com a evolução da tecnologia tem sido aplicada de maneira diferente e associada à engenharia.

A biologia sintética tem sido estudada para aplicações em design artificial, engenharia de sistemas biológicos e organismos vivos, com propósito de realizar novas tarefas na indústria e pesquisa biológica.


Sistemas ciber-físicos

O nome parece complexo “sistemas ciber-físicos”, mas é bem simples de entender: consiste na combinação de componentes de softwares com partes eletrônicas ou mecânicas.


Para deixar mais claro, esses sistemas ciber-físicos visam o desenho, construção e caracterização de novos circuitos através da utilização de partes biológicas e modelos computacionais, tendo como objetivo, redesenhar microrganismos para aplicações biotecnológicas.


Os sistemas ciber-físicos constituem uma parte importante da indústria 4.0, uma vez que fazem a integração da parte física e biológica com a parte de software.


Podemos citar os robôs, a Internet das Coisas e máquinas conectadas em rede como exemplos de sistemas ciber-físicos.



E como encontro oportunidades de trabalhar nesse novo mundo 4.0?


Essa é a pergunta mais atual dos últimos anos, e agora tem sido uma questão muito mais frequente. Apesar de milhares de pessoas já trabalharem para empresas a muitos anos desfrutando dos serviços de dentro de casa e muitas vezes aqui do Brasil, faturando em moedas estrangeiras, os brasileiros estão descobrindo essas oportunidades apenas agora.

Em tempos de crise decidimos separar para vocês 2 empresas que podem te trazer bons frutos com uma renda extra e que você pode trabalhar traduzindo do inglês para o português através do tradutor gratuito do Google:


A ONEFORMA é uma empresa de tarefas e testagens para validação e evolução de inteligencias artificias, onde contrata humanos para executarem tarefas que os algorítimos ainda não conseguem e revisarem minucias como anúncios, traduções, nomes, etc para melhorar pesquisas ajudando a evolução dos programas. Sempre estão disponibilizando projetos diversos para candidatos se qualificarem de vários países e pagam em dólar.

clique aqui e saiba mais.


A UTEST é uma empresa de capital de risco que testa software e realiza pesquisas de feedback de usabilidade. Nessa empresa você auxilia a identificar bugs em sites de grandes empresas, erros e velocidade de navegação e compartilhamento em redes sociais. É só se cadastrar e aguardar convites para projetos de testagens.

clique aqui e saiba mais.


A nossa ultima dica para você aproveitar a onda home office de trabalhar de casa para empresas do exterior recebendo em dólar é para criar essas duas contas gratuitas para recebimentos dos pagamentos:


Crie sua conta PAYONNER. Clique aqui


Crie sua conta PayPal. Clique aqui.



Contas brasileiras, gratuitas e digitais para você transferir os pagamentos em dólar para reais: Escolha uma ou todas:


Crie sua conta PicPay. Clique aqui


Crie sua conta PagBank. Clique aqui


Crie sua conta Sofisa Direto. Clique aqui


Quer ficar por dentro de novas oportunidades de trabalhos virtuais/digitais que você pode executar do seu escritório caseiro com um notebook e/ou celular?


Nos envie um e-mail com o assunto "emprego virtual" e lhe enviaremos outras sugestões.


Vídeo "A 4ª Revolução Industrial" para entender melhor as mudanças.


Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui


Atenciosamente,

Tiago Magalhães

Boas vindas!!!