• Álisson Bomfim

Atletas da quarentena, o home office da saúde e performance

Atualizado: 24 de jan. de 2021

Como foi a adaptação dos atletas profissionais e amadores na pandemia?


Passamos pelo momento de isolamento social de forma mais severa onde tivemos que aprender a executar as nossas atividades de vida diária (AVD’s) dentro de casa como por exemplo: trabalho, lazer, da atividade física em nível de manutenção a saúde, desenvolvimento de uma boa qualidade de vida até os atletas profissionais que buscam performance esportiva.


Todas elas sendo resumidas ao “home office”, nossas salas, varandas, área de serviço, quartos e outras partes da casa e apartamento se tornaram nossas academias, quadras, tatames, centros de treinamentos altamente adaptáveis - agora para tudo e imagina isso tudo para quem ainda tem filho e precisa trabalhar e treinar no modelo home office. Com isso, a busca por profissionais que nos auxiliam em nossos objetivos e no bem estar tornou-se mais necessária.



Dentre as diversas áreas que adotaram os atendimentos a distância temos a Fisioterapia, ciência essa que é responsável pelo movimento, independente da sua condição ou momento, e ganhou muito mais evidência nesse ano de 2020, devido ao cenário de pandemia que estamos enfrentando.


Visto o anseio de todos pelo retorno das atividades, mas não podendo esperar o velho normal se tornar o novo, foi necessário iniciar os cuidados da sanidade mental e consequentemente do corpo, então iniciamos prática de alguma atividade de forma orientada ou não. E vocês tem de convir comigo que em alguns momentos e principalmente após um certo período todos nós sentimos uma certa dorzinha, e lembramos logo de qual profissional adequado para auxiliar nestes momentos? O fisioterapeuta. No auge da sua queixa sugiro a procura pela fisioterapia esportiva que é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal da área desde 2007,e tem o foco na recuperação dos praticantes de exercícios físicos, de atletas amadores e profissionais. O objetivo é prevenir e tratar as lesões causadas pelo desgaste excessivo das estruturas do nosso corpo, assim nos impedindo de continuarmos com a nossa rotina saudável. Um fato muito interessante que vários praticantes de atividade física não sabem, é que 90% dos atletas profissionais, têm em suas rotinas sessões de tratamentos com acompanhamento de vários profissionais, entre eles de forma insubstituível, o fisioterapeuta esportivo.



Sendo assim se você é praticante de atividade física, exercícios ou de algum esporte com foco em resultado (as diferenças entre os mesmos iremos esclarecer em outra matéria aqui no blog), não perca tempo e procure logo o seu fisioterapeuta esportivo, pois ele se diferencia na entrega dos resultados relacionadas a suas queixas e a epidemiologia de possíveis lesões na modalidade de sua prática.


Então se você vai a musculação regularmente, joga aquela “pelada” aos fins de semana, dá aquela corridinha pelas ruas, entre outras práticas regulares, através de avaliações, planos e condutas diretas para prevenção a atuação desse profissional buscará atingir maior efetividade em prevenir problemas futuros e/ou corrigir dores e lesões existentes, assim devolvendo você ao seu melhor estado para continuar com a sua prática esportiva!


O acompanhamento desse profissional poderá te salvar de futuros problemas de coluna, articulares, lesões de ligamentos ou tendões, e diminuir ou até eliminar a chance de lesões musculares que te impossibilite de dar continuidade aos treinos, seja para objetivos de saúde, provas amadoras de corridas de rua, competições de forma amadora ou profissional, ou para conseguir após a sua aposentadoria no esporte, minimizar as sequelas esportivas, pois no caso do alto rendimento esportivo, os boletos do corpo sempre chegam (mas nesse caso, você se cuidando devidamente, eles irão chegar em menos prestações rsss).


Então meus queridos atletas da quarentena, vamos continuar os cuidados com a nossa saúde! Não esqueçam de suas máscaras, álcool em gel, consciência, bom senso e um fisioterapeuta esportivo!


Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui



Álisson Bomfim


Fisioterapeuta da FUBE- Federação Universitária Baiana de Esporte

Fisioterapeuta do Hospital Municipal de Salvador;

Atleta profissional de Taekwondo e Mestre 4° Dan de Taekwondo

Seleção brasileira de Taekwondo em 2017; Campeão brasileiro e da copa do brasil de taekwondo; Titular da seleção baiana desde 2008.


Além de tudo isso o cara ainda faz lives entrevistando grandes esportistas e ex-atletas através das redes sociais. E tem mais viu, é um incentivador por natureza e um ótimo amigo para te aconselhar quando estiver precisando de alguma Luz. (descrição da equipe Elefante Marinho)


#saude #esporte #atletas #taekwondo #corredorderua #fisioterapiaesportiva #homeoffice


Boas vindas!!!