• Equipe Elefante Marinho

China quer enviar humanos à Marte primeiro

Atualizado: 18 de jul. de 2021

E pretendem construir base permanente para futuras missões.

Quer cupons de desconto? Clique aqui


A China está muito focada em Marte. Um fabricante de foguetes da China revelou dia 25/06/2021 um roteiro para as missões tripuladas do país a Marte (de acordo com um relatório inicial do Global Times). Embora os planos da nação também prevejam uma base permanente em Marte, a NASA, a SpaceX ou outra potência convencional digna do espaço supostamente podem vencê-los. De qualquer forma é ótimo ver a China avançando e se comprometendo com metas ambiciosas, como pousar os primeiros humanos no Planeta Vermelho. Até porque sempre foi a competição que fez acelerar todas as nossas tecnologias.


China pretende colocar os primeiros humanos em Marte até 2033


Wang Xiaojun, chefe da estatal China Academy of Launch Vehicle Technology (CALT), anunciou os planos durante um discurso chamado "O Sistema de Transporte Espacial da Exploração de Marte Humano", que aconteceu na Conferência de Exploração Espacial Global (GLEX 2021), de acordo com o relatório do Global Times. Revisando o sucesso da sonda Tianwen-1 da China, a primeira missão interplanetária do país a orbitar, pousar e ver um rover desembarcar no Planeta Vermelho - em uma missão abrangente - Wang declarou o plano de três etapas de seu país para colocar humanos em Marte até 2033.


O primeiro estágio, chamado de fase de preparação tecnológica, envolverá robôs projetados para coletar amostras de Marte e explorar um local de base para uma futura instalação de base humana em Marte. O segundo estágio seria enviar humanos para lá, onde os mesmos construirão uma base permanente. Após o sucesso do segundo estágio, o terceiro estágio planeja ter frotas de carga da Terra a Marte em grande escala, partindo para semear e acelerar projetos de desenvolvimento no Planeta Vermelho. A programação para essas fases e adicionais são 2033, 2035, 2037, 2041, 2043 e mais, de acordo com a academia.


Uma das opções que a China está considerando, são veículos com propulsão nuclear para essas missões humanas de exploração, além de um sistema "Sky Ladder", que está atualmente sob investigação como um meio de reduzir a escala ou custo de futuras missões de sondagem e transporte para o Vermelho Planeta. Não temos certeza do que a academia quer dizer com "Sky Ladder", mas, um palpite é que pode ser um "elevador espacial". Embora não seja uma ideia nova, a noção de construir um transporte vertical conectando a superfície de um planeta a altitudes orbitais seria extremamente difícil, de ser implementada (mas talvez, não impossível). Porém as habilidades e evoluções tecnológicas necessárias para tal façanha grandiosa de engenharia podem simplesmente não existir ainda (a menos que a China esconda algo que não sabemos).

Quer cupons de desconto? Clique aqui


A China estaria então ganhando essa "corrida" espacial?


Existe uma ilustração de uma "escada espacial" em um relatório do Xinhua Global Service , que mostra uma cápsula espacial tripulada ou de carga subindo por uma "escada" de nanotubo de carbono em direção a uma estação espacial, de onde é lançada mais uma vez, para explorar o espaço profundo. Mas a cápsula também pode ser acoplada a uma segunda estação espacial lunar e então ser carregada por outra "escada" até a superfície da lua. Isso vem na esteira do anúncio conjunto da China e da Rússia de planos para construir uma base lunar , mas a China também divulgou planos para explorar asteroides distantes e até mesmo o sistema Joviano, de acordo com o relatório.

É importante ter em mente que, ao contrário dos EUA, onde NASA, SpaceX e muitos outros atores aeroespaciais privados colaboram para construir sistemas economicamente viáveis ​​como um programa espacial heterogêneo, a China está razoavelmente unida em um sistema e, portanto, anuncia planos detalhados de seu a expansão futura no espaço antes dos EUA ou outras potências não é muito surpreendente. Mas isso não significa que a China será a primeira a estabelecer os humanos em Marte, ou na lua, ou em qualquer outro lugar, não necessariamente. Basta dizer que, se estamos entrando em outra corrida espacial, a China está indo muito bem, mas dizer que está ganhando seria um equívoco, afinal, ainda temos muitos capítulos nessas histórias.


Quem você acha que irá chegar com humanos em Marte primeiro nessa "corrida" e porque?

Fontes: Interesting Engineering, Global Times


Quer cupons de desconto? Clique aqui agora

gif

Livro: "Crônicas espaciais: Rumo à última fronteira"

Por: Neil deGrasse Tyson

Link do livro: https://amzn.to/2UNXKlB

Neil deGrasse nos leva a avaliar o nosso lugar no cosmos e a admirar, estupefatos, todas as suas maravilhas.

Boas vindas!!!