• Equipe Elefante Marinho

Criatividade - A inspiração da Pixar

O livro sobre como superar as forças invisíveis que atrapalham a inspiração


O sonho de Ed Catmull era criar o primeiro filme totalmente animado por computação gráfica. Hoje parece comum, porem esse desejo veio lá nos anos 70 quando já trabalhava no setor de computação gráfica da Lucas Film, nas produções de Star Wars. Entre algumas polemicas de ter ou não conseguido ser o primeiro, após todo o sucesso que a Pixar fez e faz até hoje, apostamos que isso para ele já é algo irrelevante.


No livro "Criatividade S.A.: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração", uma autobiografia co-fundador da Pixar, mais voltado para a vida em torno da criação e ascensão da empresa, Ed Catmull conta como aconteceu desde a vontade de George Lucas de vender um setor de computação gráfica da Lucas Film, até as negociações e compra por Steve Jobs. Ao contrario do que muitos esperneiam por ai sobre Steve Jobs e a Pixar, a entrada dele juntamente com sua intuição visionária foi tão importante para a decolagem do projeto, que o livro começa com uma página em branco dizendo: Para Steve


Bom, mas qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.


O autor mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para almas empreendedoras nos próprios negócios.

Para Catmull, a tecnologia jamais deve estar acima de uma boa história; cercar-se de gente mais inteligente do que você torna o ambiente mais propenso à inovação; e encontrar o lado positivo do fracasso é fundamental para garantir o próximo sucesso.


Em 2018, Catmull disse em uma palestra da HSM Expo 2018 "É natural perguntar como ser mais criativo. Mas essa é a pergunta errada" diz o executivo. "A pergunta que realmente importa é: que tipos de gestão e de forças culturais bloqueiam a criatividade?". Para o processo funcionar, é preciso haver um ambiente favorável para essa dinâmica. Isso inclui dar espaço para que todos opinem sem medo de errar. "Seguir a lógica de zero erro e zero falha é importante para algumas áreas, como nas aeronaves ou nos hospitais, por exemplo. Mas na maior parte da vida não é assim", concluiu Ed Catmull.


"Se as pessoas com poder começam a discussão, elas definem o tom. Queremos que elas se calem por 10 ou 15 minutos para que ela comece. As pessoas estão sendo honestas? Estão tentando se ajudar? Alguém está se sentindo intimidado?" -Ed Catmull - HSM Expo 2018

Quase 20 anos depois do lançamento do primeiro filme da trilogia Toy Story, Catmull, atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica.


Entremeando conclusões sobre gestão de pessoal com entusiasmadas informações a respeito dos avanços em tecnologia digital, além da história da Pixar e do cinema de animação, Criatividade S.A. apresenta mais do que conselhos de negócios, com trechos descrevendo situações quase como um roteiro cinematográfico.


Conheça o livro Criatividade S.A para ver tudo isso e muito mais: Clique aqui







Boas vindas!!!