• Equipe Elefante Marinho

Curiosidades esquecidas sobre Steve Jobs

Atualizado: 9 de out. de 2021

5 Coisas que talvez você não saiba sobre o co-fundador da Apple e da Pixar


Se você é empreendedor e não sabe quem é Steve Jobs volte 10 casas. Brincadeiras a parte pois ninguém é obrigado a saber quem foi o responsável por mudar e influenciar vários cenários na história da computação, do mercado de musicas digitais e da utilização de smartphones né? Se você é fã de Jobs, no final dessa matéria separamos várias indicações para você. E se você não é, está tudo bem também, sabemos que ele era um líder revolucionário mas meio desprezível em alguns pontos.


Curiosidades sobre Steve Jobs:


1 - Steve Jobs trabalhou e foi influenciado na Atari

Quem assistiu ao filme JOBS ou quem leu a biografia viu a passagem do visionário pela empresa Atari. no ano de 1974, Steve Jobs começou a trabalhar na Atari com o objetivo de juntar dinheiro para fazer seu retiro espiritual na Índia. Ao voltar de sua viagem, Jobs retornou ao seu emprego na produtora de games e ajudou a desenvolver o jogo Breakout. Uma coisa muito interessante e que nenhum dos filmes fala é sobre a influencia que Steve teve no fundador da Atari, o empreendedor Nolan Bushnell. Steve assumiu que se inspirava no modelo de gestão, postura e forma de conduzir os negócios que Bushnell tinha em seus negócios. Inclusive um pouco da influencia de tentar e conseguir fazer o impossível nasceu ali, trabalhando na Atari.


2 - Steve já foi o maior acionista da Disney e influenciou a compra da Marvel

Jobs foi até a sua morte em 2011 o maior acionista da Disney, e detinha 7% das ações da empresa em sua propriedade, esse titulo foi continuado por sua viúva até fevereiro de 2017.


Em 1986, ele comprou a The Graphics Group da LucasFilms por 5 milhões de dólares, mudou seu nome para Pixar juntamente com seu sócio e co-fundador Edwin Catmull que já trabalhava na The Graphics Group, e deu mais 5 milhões de dólares para que a empresa fizesse experiências com animação e evolui-se mais rápido. Em 1995, a recém comprada empresa obteve grande sucesso com o filme Toy Story, produzido em parceria com a Disney. 11 anos depois, a Disney comprou a Pixar por 7,4 bilhões de dólares e Jobs passou a ser o maior acionista individual da empresa.


Calma que não acabou. Steve Jobs teve grande influencia em a Disney conseguir comprar a Marvel Studios também. Aposto que essa você, expert em Steve Jobs não sabia. Na época da aquisição, Jobs também era membro do conselho da Walt Disney e a empresa não estava conseguindo fazer essa compra e a Marvel não estava topando o negócio. Por solicitação da diretoria da Disney Steve Jobs ligou para os cabeças da Marvel para influenciar a compra e deu certo. A Marvel custou para a Disney 4 bilhões de dólares. A Disney já ganhou mais de 10 bilhões de dólares para uma média de 1,429 bilhão de dólares por filme da Marvel (Forbes 2021)


“Mais tarde, quando fechamos o negócio, o Ike Perlmutter me contou que, a princípio, havia ficado em dúvida sobre a transação. Mas a ligação de Steve fez toda a diferença. Ele confiava na palavra de Jobs.” -Robert Iger (Presidente e diretor executivo da Disney na época)

3 - No guarda-roupas, Jobs tinha mais de 100 roupas repetidas

Apesar de muitos brincarem com o fato de Steve só possuía um conjunto de roupas - a famosa camisa preta e a calça jeans azul da Levis - o empresário, na verdade, tinha uma guarda-roupa bem recheado, ainda que de peças iguais. Eram aproximadamente 100 conjuntos.


Ao que parece ele decidiu pelo 'uniforme' de trabalho depois de uma viagem que fez ao Japão, onde conheceu a Sony, e viu que todos usavam a mesma roupa, então no retorno ele tentou implantar isso na Apple, mas foi totalmente rejeitado, então ficou apenas ele aderiu a esse conceito. Esse é um conceito adotado não apenas por ele mas também por Mark Zuckerberg, Barak Obama e o diretor de cinema Christopher Nolan. O consenso é que para economizar energia mental precisando escolher o que vai vestir para o cotidiano. Segundo todos que adotam esse padrão e tem dias tempestuosos praticamente todos os dias, funciona.


“Eu realmente quero limpar minha vida para fazer isso, e assim eu posso tomar o menor número de decisões que não tenham a ver com servir essa comunidade da melhor maneira possível” - Mark Zuckerberg (sobre a utilização de um único padrão de roupas.)

4 - Jobs não gostava de tomar banho no inicio do empreendedorismo

Não foram poucas as pessoas que falaram para o jovem Steve Jobs tomar um banho. O co-fundador da Apple não gostava muito da prática e muita gente reclamava de seu mau cheiro. Quando trabalhava na Atari, em 1974, até foi transferido para o turno da noite para que menos gente fosse... “prejudicada”. Steve acreditava que sua dieta frutífera ou vegetariana evitaria os odores corporais e que apenas um banho por semana seria suficiente.


Além disso Steve gostava de andar descalço e era adepto da comunidade Hippie que o influenciava a ser do contra aos padrões sociais dominantes. Provavelmente isso o influenciou a sempre tentar pensar diferente mas convenhamos que tomar banho é algo higiênico e contribuí para a saúde e bom cheiro do ambiente né?


5 - 1º produto de Steve Jobs e Steve Wozniak não foi o Apple-1

O primeiro produto tecnológico da vida do fundador da Apple foi a caixa azul (Blue box), que foi o que precedeu e estimulou Steve Jobs a empreender. Jobs era um “phreaker”, uma expressão que caiu em desuso e muita gente nunca nem escutou, que se referia aos hackers de telefonia, que criavam métodos para burlar restrições em sistemas telefônicos e fazer ligações gratuitas. O que as Blue Boxs faziam? Elas nada mais eram que caixas de reprodução sonora que reproduziam tons específicos no bocal do telefone para permitir a realização de chamadas de longa distância sem qualquer custo. Ou seja, o som unico de cada numero discado era emitido e assim utilizado como uma "musica" que parecia clonar o sinal.


As blue boxes eram desenvolvidas por ele Steve Wozniak e Jobs. Mas como sempre foi Jobs que viu no dispositivo uma oportunidade de ganhar dinheiro, ainda que na ilegalidade. O projeto rendeu o bastante para que ambos pagassem um ano de faculdade e parte do dinheiro foi o que deu o pontapé inicial na famosa empresa Apple que futuramente criou Iphones, Computadores, Tocadores de musica, o sistema operacional que o Bill Gates copiou e transformou em Windows, e muito mais.

 

Outra coisa interessante a se pensar em coisas que Jobs idealizou e posteriormente foram copiadas, é pensar que até a Samsung quando o Iphone foi lançado, parece ter plagiado o smartphone da Apple. E isso não é segredo e ninguém pode dizer que é mentira pois até brigar na justiça eles foram e no fim das contas, o caso se limitou a algumas patentes de design e recursos, como a grade de aplicativos na tela inicial e a opção de tocar para dar zoom em uma imagem. A Justiça estabeleceu o pagamento de uma indenização de US$ 539 milhões para a Apple.


Você pode até não concordar pois muitas coisas são criadas meio que simultaneamente, mas no caso do iphone vs samsung, as bordas arredondadas em mobile não existiam antes do Iphone e quem conhece a história de Jobs sabe que ele e sua equipe de designers lançaram o primeiro smartphone com esse formato. Hoje praticamente TODOS os smartphones tem as bordas arredondadas.


Fontes: Época Negócios, Forbes, Veja, Steve Jobs (o livro), Wikipedia, Inquietaria



LIVROS SOBRE STEVE JOBS:

  • Steve Jobs: A biografia (O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes) - Clique aqui

  • Steve Jobs: insanamente genial - Clique aqui

  • Como Steve Jobs virou Steve Jobs - Clique aqui

  • Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança - Clique aqui

  • Faça como Steve Jobs: Realize apresentações incríveis - Clique aqui

  • A experiência Apple: Segredos para formar clientes incrivelmente fiéis - Clique aqui

  • Criatividade S.A: Superando as forças invisíveis que ficam no caminho (Auto biografia do sócio e cofundador da Pixar sobre a Pixar, Ed Catmull) - Clique aqui

  • Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança - Clique aqui


{ Veja mais livros sobre Steve Jobs - Clique aqui }

gif

TUDO DA APPLE: CLIQUE AQUI

 

Veja as celulares smartphones com melhores preços e descontos nos links:

Americanas - Magalu - Shoptime - Submarino - Amazon

Boas vindas!!!