• Canal Supostamente

James Webb pode colidir com lixo espacial

Telescópio conseguiu assumir sua forma final no espaço mas enfrentará desafios

O mundo acompanhou o lançamento do Telescópio James Webb, da NASA, que irá revolucionar o mundo cientifico com um poder observacional jamais documentado na história. Foram décadas de planejamento e trabalho para que seu lançamento ocorresse. Seu lançamento ocorreu no dia 25/12/2021 na Guiana Francesa.


Se você não sabe, o Telescópio Espacial James Webb foi desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense. Apesar do alto custo e tremendo trabalho para o colocar no espaço, a previsão é que dure apenas 5 anos, podendo talvez se estender até 10 anos de duração. A grande vantagem é o seu incrível potencial, que fará esses 5 a 10 anos, possivelmente valerem até 10 vezes mais em performance, comparado a todos os outros que já existiram.


Mas existem alguns medos dos cientistas referentes a missão. Um deles já foi vencido pois era o de dar errado a complexa automontagem do telescópio no espaço. E sim, essa fase foi concluída então a previsão é de já termos imagens incríveis e inéditas daqui aproximadamente 5 meses. Apesar da animação, os cientistas estão preparados, porem extremamente preocupados com alguns "acidentes" que o telescópio irá possivelmente enfrentar. Isso pois, conforme ele orbita o Sol, o James Webb encontrará alguns meteoritos e lixos espaciais diversos, que potencialmente atingirão seus espelhos. A estimativa é que o observatório espacial supostamente sobreviverá aos danos por tempo o suficiente para completar sua missão.

Quer cupons de desconto? Clique aqui


O espelho do Telescópio é o maior já enviado para o espaço, o que possibilitará tanto ampliar as observações como possivelmente suprir a necessidade de algumas avarias caso receba impacto indesejados. Vamos torcer para sobreviver o suficiente para evoluir nossa compreensão do incompreensível e evoluir nossa tecnologia a um ponto jamais visto a partir das observações cientificas e novas descobertas. Ansiosos?


Como é e qual o tamanho do James Webb?


Sua massa é de 6,5 toneladas. Ele custou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56,4 bilhões). Os segmentos hexagonais do espelho, são do tamanho de uma mesa de centro (e seriam 18 mesas). Cada um de seus 18 segmentos é revestido com uma camada ultrafina de ouro, altamente reflexiva da luz infravermelha. O espelho primário é feito de berílio, um metal leve, porém robusto e resistente ao frio, noticiou a agência de notícias americana Associated Press. E para finalizar, o James tem uma medida de 21x14 metros. Dá uma olhadinha no tamanho do monstro:


Veja o vídeo de lançamento do James Webb:

Veja os SMARTPHONES com melhores preços nos links:

Americanas - Magalu - Shoptime - Submarino - Amazon


Fontes: G1, NASA, Internet

Boas vindas!!!