• Canal Supostamente

O planeta Terra secará como Marte um dia?

Atualizado: 24 de jan. de 2021

Marte está perdendo a pouca água que tem para o espaço. Será que isso atrapalhará futuras missões humanas tripuladas ao planeta vermelho?



Uma das prováveis causas da “morte” de Marte é pela perda da sua atmosfera, porém mesmo assim manteve um pequeno reservatório de água. De acordo com pesquisadores da Universidade do Arizona, essa água está acabando mais rápido que o esperado. Usando dados coletados pelo satélite Maven, que orbita o Planeta Vermelho, foram descobertas que as moléculas de H2O estão escapando da barreira protetora atmosférica marciana com muito mais facilidade do que o previsto. Foram encontradas através do satélite grandes quantidades de H2O flutuando a mais de 144km acima da superfície, muito acima “normal” (Comparado com o nosso planeta terra). Tudo isso faz os cientistas suporem a antiga existência de rios, lagos e até oceanos extintos em Marte, e se questionarem de porque o planeta está perdendo água, além das questões de mais riscos para viagens ao planeta vermelho.


A teoria mais aceita entre os cientistas no mundo inteiro é de que no início do sistema solar, Marte e a terra eram muito semelhantes, desde a comparação de seus núcleos, assim como seus campos magnéticos.



Porém uma das diferenças é sobre o tamanho dos planetas, e ser menor que a Terra, o tamanho de Marte pode ter sido prejudicial, fazendo com que ele esfriasse muito mais rápido. Com o núcleo congelado, acabou a barreira magnética protetora para o nosso vizinho vermelho. Nesse processo, a maior parte da água líquida que fluía na superfície marciana teria ido para o espaço. Uma sugestão dos cientistas para a perda de água para o espaço também é relacionada a estações do ano marciano e tempestades de areia muito intensas.


E porque os cientistas estão interessados em saber como rios e lagos secaram em Marte? Simplesmente porque acompanhar o processo de desidratação de Marte é fundamental para poderem verificar caso existam resquícios de formas de vida existentes quando Marte era um planeta com uma grossa atmosfera, parecida com a da nossa Terra. A desidratação do planeta teria contribuído para a sua morte. Além de também, avaliar as supostas causas disso para tentar remediar e prevenir possíveis acontecimentos semelhantes na terra.



Outro motivo para sempre estarem avaliando as condições marcianas, desde o clima, até as condições de reservas de água existentes, são os planos tanto de viagens ao planeta, pois o ser humano não vive sem água, e precisaria de várias formas e variações de reservas hídricas. O próprio empresário da SpaceX já revelou seus planos de querer levar 1 milhão de pessoas a Marte até o ano de 2050. Ou seja, motivos de governos e empresários para sobrevivermos em Marte não faltam. E a Nasa também já se pronunciou sobre planejar enviar humanos para Marte na próxima década.


Tudo isso exige planejamentos muito complexos, desde reaproveitamento de alimentos e substratos diversos e reciclagens e reaproveitamentos líquidos. E claro, contar com alguma reserva de água em Marte irá ajudar muito, visto que nós, seres humanos não sobrevivemos sem a mesma.


De acordo com os pesquisadores da Universidade do Arizona, o nosso planeta também perde constantemente H2O para fora da atmosfera. Obviamente com uma proporção muito menor. Os mesmos sugerem que, caso não destruirmos nossa proteção atmosférica, nosso planeta ainda terá até 2 bilhões de anos de vida antes de secar todos os oceanos por evaporamento solar.



O filme Perdido em Marte entrega uma ótica bem interessante de como é uma viagem para o nosso vizinho e o quão complexa seria nossa sobrevivência no planeta vermelho nos dias de hoje. O filme mostra uma missão que falhou com um botânico e o mesmo na ficção precisa plantar para sobreviver e posteriormente conseguir utilizar uma nave precária para sair da órbita e ser resgatado. Outro filme muito legal e mais antigo é Missão Marte que tem uma ótica semelhante e também vale a pena conferir e imaginar as possibilidades.


Conta pra gente o que você acha de toda essa loucura?? E quais os motivos você acredita que esteja levando o ser humano a ser tão obcecado pelo nosso vizinho vermelho?? Algumas pessoas, cientistas e entusiastas de ufologia sugerem que podemos ter vindo de Marte para terra por termos acabado com os recursos de lá. E você? Acredita nisso?


Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui


Pesquisa e Texto escrito por:

Canal Supostamente (Tiago Magalhães)


#Marte #Nasa #SpaceX #aguaemmarte #MissaoMarte #Espaço #ViagemEspacial #Ufologia

Boas vindas!!!