• Equipe Elefante Marinho

O que os gigantes do business leem?

Atualizado: 26 de jul. de 2021

As indicações de leitura de Elon Musk, Bill Gates, Steve Jobs e Jeff Bezzos

No empreendedorismo existe um ditado popular de que você precisa andar com gigantes para crescer, e que funciona muito bem pois andando com quem já faz e acontece, você pode absorver as melhores direções para a sua jornada empreendedora. Você talvez não possa estar perto dos gigantes do mercado mas pode andar com empreendedores de sucesso que conhecer e ler os livros que os revolucionários também leram e leem. Mas não basta apenas isso, você precisa estar sempre se reinventando, modulando, testando, validando e aplicando tudo muito rápido devido as constantes mudanças que ocorrem. E uma coisa é fato, você não pode parar de APRENDER.


No vale do silício, de onde aparecem a maioria das inovações que influenciam o mundo e acabamos utilizamos hoje, eles primam mais pela execução do que pela ideia. E é um modelo que a maioria das empresas de sucesso adotam para seus crescimentos nos dias de hoje. Isso apenas para dizer que você não pode ficar apenas na leitura e na ideação de seus sonhos e ideias, você precisa de atitude e mão na massa. Porem a leitura certa faz toda a diferença pois assim você além de deixar seu cérebro ativo e em dia, terá varias inspirações e questionamentos interessantes a somar ou descartar para seus projetos. Isso já não é mais segredo a muitos anos, porem muitos empreendedores, por serem consumidos pelo tempo de seus projetos, se isolam ou não dão importância em fazer esse exercício inspirador de ler.


No meio dos milhares de livros, muitos empreendedores na duvida acabam não lendo nenhum livro por não saber escolher ou não ter uma referencia de livro que vai valer a pena o seu pouco tempo para ler. Pensando nisso, pesquisamos quais livros os gigantes mundiais do mercado leram e indicam para seus seguidores empreendedores.


Guarde o link dessa matéria para não perder a rara seleção que pesquisamos especialmente para você:

1 - O livro onde Steve Jobs (fundador da Apple) diz ter aprendido que "companhias algumas vezes precisam interromper seu processo e se questionar":


  • LIVRO: O dilema da Inovação - Clayton M. Christensen "É importante que nós façamos essa transformação, por causa do que Clayton Christensen chama de dilema da inovação, no qual as pessoas que inventam alguma coisa normalmente são as últimas a enxergar além, e nós certamente não queremos ser deixados para trás", disse Jobs sobre o livro. Obs: O livro também é uma indicação do fundador da Amazon, Jeff Bezos. Clique aqui para ver o livro


 

2- O visionário Jeff Bezzos (fundador da Amazon) que também indica "O dilema da inovação", faz OUTRAS DUAS INDICAÇÕES importantes:


Os dois livros são de um mesmo autor que as obras com certeza influenciaram de alguma forma as consolidações nítidas no mercado com a Amazon e agora com a Blue Origin.




Ambos os livros são do autor Jim Collins, que tem outras obras do ramo caso tenha interesse: clique aqui para ver obras de Jim Collins

 

3 - Bill Gates (fundador da Microsoft) recomendou em 2021 um livro onde diz que "é uma oportunidade de aprendizado para qualquer pessoa que exerça função de liderança":


  • LIVRO: Lights Out: Pride, Delusion, and the Fall of General Electric A obra de Thomas Gryta (“Luzes Apagadas”: Orgulho, Ilusão e a Queda da General Electric”, em tradução livre) é um mergulho profundo na “queda” da General Electric, como Gates a descreve, oferece um “olhar inflexível” para os “erros e passos em falso” cometidos pela liderança da empresa. “O livro finalmente me deu muitas das respostas que eu procurava sobre como uma empresa tão grande e bem-sucedida como a GE poderia falir”, escreveu Gates. Ele o recomenda como uma oportunidade de aprendizado para qualquer pessoa em uma função de liderança. Infelizmente ainda sem versão em português.

Porem quem tem dispositivo kindle e um inglês no mínimo intermediário ou instrumental, consegue traduzir as palavras que não compreender, diretamente da versão para kindle (na hora de escolher o livro no link, é só selecionar o formado "kindle".) Clique aqui para ver o livro


Veja o dispositivo Kindle mais indicado aqui


 

4 - Uma biografia devorada e indicada por Elon Musk e Steve Jobs, de onde provavelmente aprenderam um pouco como serem visionários:


  • LIVRO: “Einstein: sua vida e universo”, de Walter Isaacson Elon Musk (co-fundador da PayPal e fundador da SpaceX, Neuralink e Tesla) é fã assumido das das biografias escritas por Isaacson, e também recomendou, em uma entrevista, o livro sobre Albert Einstein. O livro é baseado nas cartas pessoais de Einstein e explora a trajetória do físico até se tornar um ganhador do Prêmio Nobel. Walter Isaacson inclusive que é o autor da biografia mais vendida e lida sobre o Steve Jobs, que também indicou em vida o livro "Einstein: sua vida e universo"

Obs: No final da matéria deixaremos indicações inspiradoras de biografias interessantes, para quem gosta das histórias dos gigantes empreendedores revolucionários do mundo.


Clique aqui para ver o livro


Ver outras biografias do autor Walter Isaacson aqui


 

5 - Indicação de biografias das histórias de grandes empreendedores e das histórias de sucesso de empresas que obtiveram muito sucesso mundialmente:


  1. A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE. Phil Knight, o homem por trás da Nike, sempre foi uma figura envolta em mistério. Agora, neste livro franco e surpreendente, ele conta sua história. Clique aqui para ver

  2. A regra é não ter regra: A Netflix e a cultura da reinvenção. O co-fundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings se une à especialista no mundo dos negócios, Erin Meyer, para falar pela primeira vez sobre a história e cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. Clique aqui para ver

  3. Steve Jobs. A biografia escrita por Walter Isaacson. O livro sobre o co-criador da Apple e Pixar, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos - e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital. Clique aqui para ver

  4. Elon Musk: Como o bilionário está moldando nosso futuro. Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida de Elon Musk é o empreendedor mais ousado de nosso tempo. Uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, ele é o homem por trás dos cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity e dos foguetes espaciais da SpaceX, construídos do zero com recursos privados e muito mais baratos que qualquer versão já lançada pelas agências governamentais. Entre as próximas metas de Musk está a colonização de Marte. Clique aqui para ver

  5. A história da Starbucks. "Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara". A história da Starbucks não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ela conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente. Em Dedique-se de coração percebemos que uma empresa pode, sim, funcionar com o coração, nutrir a alma e ainda dar lucros. Neste livro, vemos que é possível, a longo prazo, oferecer valor aos seus acionistas sem sacrificar a crença central de que se deve tratar os funcionários com respeito e dignidade, tanto porque a Starbucks tem uma equipe de líderes que acreditam que isso é o certo quanto porque essa é a melhor forma de se fazer negócios. Clique aqui para ver

 

2 Bônus para quem gostou das valiosas indicações:


Livro indicação de auto conhecimento que grandes empresários do vale do silício já leram:


"O livro do ego: Liberte-se da ilusão." clique aqui para ver


Descubra como temos sido comandados pelas noções impostas pela sociedade, que ditam que devemos ser cada vez melhores do que todos à nossa volta. Em O livro do ego, Osho compartilha seus ensinamentos através de perguntas e respostas, proporcionando ao leitor a libertação da prisão representada pelo ego. O livro aborda temas como política, poder, violência e amor, relacionando a influência do ego em cada um desses elementos. O autor ensina que a auto aceitação só é possível quando nos despimos de toda a vaidade que carregamos.



Eric Ries criou ciência onde anteriormente havia apenas arte. Uma leitura obrigatória para todo empreendedor sério e todo gestor interessado em inovação:


"Lean startup: A startup enxuta."

clique aqui para ver


A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços. Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional. O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.


 

Quer cupons de desconto? Clique aqui

gif


Boas vindas!!!