• Equipe Elefante Marinho

Ondas de rádio no espaço foram captadas

Cientistas dizem que o sinal é diferente de qualquer fenômeno estudado

A luz detectada se originou no centro da Via Láctea, ligando e desligando e girando ao longo do tempo, o que surpreendeu os cientistas. Cientistas espaciais detectaram essas ondas de rádio anômalas no centro da galáxia. O sinal de energia é diferente de qualquer fenômeno estudado antes e pode sugerir um objeto estelar até então desconhecido, de acordo com um novo estudo publicado no Jornal de Astrofísica da Escola de Física da Universidade de Sydney.


Chamou a atenção de Ziteng Wang, estudante de doutorado da Escola de Física da Universidade de Sydney, autor do novo estudo sobre o brilho do objeto, que varia dramaticamente em uma sequência de acende e apaga sem uma lógica específica conhecida.

“A propriedade mais estranha desse novo sinal é que ele tem uma polarização muito alta. Isso significa que sua luz oscila em apenas uma direção, mas essa direção gira com o tempo”, disse Wang em um comunicado à imprensa.

Inicialmente a equipe de pesquisa pensou que poderia ser um pulsar – um tipo muito denso de estrela de nêutrons (morta) que gira rapidamente, ou o tipo de estrela que emite grandes explosões solares. Porem os sinais dessa nova fonte de ondas de rádio, não correspondem ao que os astrônomos conhecem desse tipo de estrelas. O objeto inconstante recebeu o nome de suas coordenadas no céu noturno: ASKAP J173608.2-321635.


“Este objeto foi o único que começou invisível, tornou-se brilhante, desapareceu e depois reapareceu. Esse comportamento foi extraordinário”, disse a coautora do estudo, Tara Murphy, professora do Instituto de Astronomia de Sydney e da Escola de Física da Universidade de Sydney.


O objeto de estudo foi inicialmente localizado durante uma pesquisa usando o radiotelescópio conhecido como ASKAP (Australian Square Kilometer Array Pathfinder), que possui 36 antenas que funcionam juntas como um telescópio no Observatório de Radioastronomia Murchison, na Austrália Ocidental.

Também na Austrália, outras observações foram conduzidas com o radiotelescópio Parkes, em Nova Gales do Sul, e também na África do Sul, com o telescópio MeerKAT, do South African Radio Astronomy Observatory.


Apesar que o telescópio Parkes falhou em detectar a fonte. “Tentamos então o rádio telescópio MeerKAT, mais sensível, na África do Sul. Como o sinal era intermitente, nós o observamos por 15 minutos ao longo de semanas, na esperança de vê-lo novamente”, disse Murphy no comunicado.


“Felizmente, o sinal retornou, mas descobrimos que o comportamento da fonte era dramaticamente diferente – a fonte desapareceu em um único dia, embora tenha durado semanas em nossas observações anteriores pelo ASKAP.” -Disse Murphy

Murphy disse que telescópios mais poderosos, como o Square Kilometer Array, podem ajudar a resolver o mistério. O Square Kilometer Array será o maior radiotelescópio do mundo, a ser concluído na próxima década.


Fontes: IOPscience, Exame, EBC, BBC

Quer cupons de desconto?Clique aqui

gif

Se interessa por esses assuntos e quer se aprofundar mais???

Veja esses renomados livros:


Astrofísica para apressados:

Em Astrofísica para apressados, o aclamado astrofísico e pesquisador Neil deGrasse Tyson responde a essas e outras perguntas que certamente todos já fizeram sobre o universo. De forma clara e sucinta, Tyson traduz o cosmos numa obra organizada em capítulos enxutos. Clique aqui


Respostas de um astrofísico:

Este livro inspirador reúne em um só volume perguntas feitas ao autor sobre assuntos importantíssimos e que despertam a curiosidade de todas as pessoas: a origem do universo, o fim do mundo, vida, morte, vida após a morte, astronomia, alienígenas, teorias da conspiração, terrorismo, racismo, religião, fé, filosofia, cultura, educação, política, ciências, pseudociências e muito mais. Clique aqui


O ABCD da Astronomia e Astrofísica:

A astronomia constitui um ponto de encontro da física com a matemática e com outras disciplinas. O presente trabalho oferece uma visão atualizada de praticamente todas as áreas da astronomia, com especial ênfase na astrofísica estelar, cosmologia e a nascente astrobiologia. Clique aqui


Buracos Negros: Palestra da BBC Reith Lectures:

Em 2016 Stephen Hawking participou da série de palestras BBC Reith Lectures, promovida pela rede de televisão britânica BBC e transmitida pela rádio BBC 4. A cada ano uma figura proeminente em sua área é convidada a discorrer sobre temas relevantes. Enquanto a maioria dos especialistas se conforma com o fato de trabalhar com temas praticamente ininteligíveis para o público geral, Stephen Hawking tomou para si o papel de grande paladino da divulgação científica. Clique aqui


A Origem dos Elementos Químicos no Universo:

O livro Astrofísica para a educação básica: a origem dos elementos químicos no Universo lança um novo olhar sobre a educação de conceitos científicos de Física, Astrofísica e da tabela periódica. Duas perguntas são de crucial importância neste livro: qual é o berço dos elementos químicos de nossa tabela periódica e quais compõem toda a matéria conhecida? Como se formam no Universo? Clique aqui


Veja mais livros sobre ASTROFÍSICA: Clique aqui

Veja mais livros sobre ASTRONOMIA: Clique aqui

 

Quer cupons de desconto? Clique aqui

Boas vindas!!!