• Equipe Elefante Marinho

Por trás da inteligencia artificial (I.A)

Atualizado: 17 de jul. de 2021

Da machine learning do Netflix, tiktok, instagram e Ifood, até a sua pesquisa discreta no Google procurando uma mascara de proteção nova contra a pandemia, a I.A está 100% presente.


Nossa matéria foi originada de uma pesquisa previa e do vídeo da IBM que colocaremos no final: "Por trás da I.A", que mostra como estão sendo os avanços e o que mudou e talvez mude no mundo a partir dessa abordagem de inteligência artificial avançada cada vez mais presente em nossas vidas.


Do sistema Watson, da inteligência artificial que ranqueia conteúdos de redes sociais, Streaming como Spotify e Netflix te entregando recomendações de acordo com seus gostos, à até carros autônomos que dirigem sozinhos, a I.A sempre estará presente.



O que mudou com os robôs que começaram nas fabricas a construir carros mais rápido? Isso já é passado. Os robôs e a I.A irão acabar com empregos ou irão criar novos? O futuro do trabalho será mesmo como as pessoas estão pregando, ou assim como não existiam gerentes de redes sociais, profissionais da área de sucesso do cliente e profissionais totalmente envolvidos na experiência do cliente, surgirão profissões novas?


Conhece os dispositivos com inteligência artificial da Amazon? A Alexa está revolucionando o mercado eletrônico assim como no seriado os Jetsons, reconhecendo comandos por voz e executando a partir de uma simples caixinha de som. Conheça os dispositivos aqui.


Sim existem os riscos, mas nós do Elefante Marinho somos otimistas e acreditamos que o futuro já chegou a alguns anos, algumas pessoas apenas tem que se adaptar e reinventar.


O wayband por exemplo é um sensor guiado por GPS para corredores de rua que não tem sua visão. Sim, uma alta tecnologia que possibilita cegos terem uma chance de participarem de uma maratona, não é incrível? Isso é única e exclusivamente mérito de um sistema que utiliza inteligência artificial, para junto ao GPS guiar o atleta sobre caminho, obstáculos, pessoas no caminho, se está saindo da rota, entre outras funções, onde o deficiente visual pode ter autonomia sem um guia humano ou animal. Imagine as reinvenções para essas pessoas na vida cotidiana.


Que não criemos heróis e vilões como nos filmes de ficção, e sim que exijamos que as novas tecnologias obedeçam a leis e bom senso para serem benéficas e não maléficas.

Precisamos impor limites mas não limitações de crescimento e evolução a algo bom. Se forem utilizadas de forma negativa, que possamos de alguma forma reivindicar, se estiver sendo utilizada para coisas realmente boas e incríveis, que possamos aplaudir, ou você acha que quando encontra o que realmente procura no google, quando o youtube, netflix, spotyfi ou prime video te recomenda um conteúdo que você adora, não foi a I.A ?


Ou você acha que o Tik Tok te mostra os vídeos que você mais gosta baseado em que? em uma análise de personalidade, captada pelos dados que você entrega e avaliada por uma inteligência artificial.

Obs: Sabia que a Uber está focada em desenvolver o carro autônomo para não precisar de motoristas? Pesquisa ai e comenta aqui se achar.


Mas como falamos, podemos impor limites para as coisas ruins, ou aplaudir os avanços com a I.A para busca de melhorias para Parkinson por exemplo?


Quer cupons de desconto? Clique aqui


O que você pensa sobre a inteligência artificial??

O que você pensa sobre o conceito de singularidade que diz que a inteligência artificial pode ultrapassar o nível de inteligência genérica humana? Resumindo isso pode chegar ao ponto de maquinas ensinando outras maquinas assim como nós ensinamos nossas crianças e amigos. Será que podem chegar ao nível de obter objetivos próprios como nos filmes Matrix, Exterminador do futuro ou Ex_machine?


Se você já não vai mais ao banco e faz todas as transações de antes pelo celular, você usufrui os benefícios da I.A. Assim como varias coisas que já são cotidianas e as vezes não percebemos, essa é uma muito utilizada. Nem preciso te falar sobre o Facebook, Zoom, Microsoft Teams ou Google Meeting utilizando de diversas formas a I.A né? Acredito que no minimo você já imaginou isso.


Uma coisa que confundem muito é com anúncios, na maioria das vezes, configurado por um humano que estuda comportamento do consumidor, paga pelo ranqueamento das palavras chaves e comportamentos digitais e alcançam as pessoas com campanhas. Porem até esse sistema, muito utilizado por analistas e gestores de google ads ou facebook ads também tem o auxilio de otimização das I.A de suas respectivas plataformas.


Agora chega de leitura, pega sua pipoca (ou fandangos que o vídeo é ótimo mas longo) e assista ao vídeo completo que nos inspirou a escrever pra vocês:

Vídeo repost: Discovery / IBM


O texto é todo nosso, mergulhamos profundamente na internet para tentar levar a melhor informação sobre o assunto para quem não sabe nada. O que acharam??


Quer cupons de desconto? Clique aqui



#tecnologia #inteligenciaartificial #informatica #inovação #futuro #internetdascoisas




Boas vindas!!!