• Sabrina Carvalho

SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL

Atualizado: 24 de jan. de 2021

Quais serão os novos padrões e habilidades para trabalhar nesse futuro digital que já chegou??

Todos sabemos que a era digital já é a grande realidade do nosso mundo e quem não se adaptar não sobreviverá no mercado de trabalho por muito tempo, seja como empresário ou como prestador de serviço.


A Indústria 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial, que vivemos neste momento, assim como as últimas revoluções industriais, trouxe enorme transformação. Nunca como antes vivemos em uma realidade tão digital, com automações, análise de dados, computação em nuvem, inteligência artificial, algoritmos de sugestão de conteúdo, veículos autônomos, bancos digitais, internet das coisas...

Sempre que passamos por revoluções industriais, é necessário desenvolvermos novas competências, aprendermos coisas novas para nos mantermos ativos e atrativos no mercado de trabalho.

Na 4ª Revolução Industrial não é diferente. Já ouvimos falar que devemos ser multitarefas, ter empatia, sermos colaborativos, criativos, possuirmos inteligência emocional e sabermos lidar com a tecnologia de maneira fluida. Essas são algumas das soft skills que devemos desenvolver para a nova era.


Soft o que? Skills. Mas, o que são soft skills? São as competências relacionadas ao comportamento. Tenho certeza de que você já ouviu falar que um profissional é contratado pelo seu conhecimento técnico (hard skills) e demitido pelo seu comportamento (soft skills). Para manter seu nível de empregabilidade alto e atrair para si grandes oportunidades profissionais, é necessário desenvolver constantemente as duas competências. Uma competência é o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional possui.



As hard skills são bem fáceis de listar: saber trabalhar com computador, ter facilidade com ferramentas digitais, saber navegar pela internet, se comunicar pelos diversos dispositivos móveis. Quem se destaca sabe os segredos da tecnologia, como programação, diretrizes de algoritmos em mídias sociais, padrões e políticas de comunidade das redes sociais, como funcionam as peças de um computador e por aí vai.



Porém, essas são as competências técnicas básicas, exigidas por praticamente todas as empresas que conhecemos. É aqui que precisamos nos destacar e analisar o cenário futuro. A maioria já desenvolveu grande parte desses conhecimentos e já está terminando de desenvolver as soft skills mais exigidas atualmente que foram listadas acima. Poucos estão atentos e sabem quais as competências que deverão desenvolver para a era digital, sim agora é a hora, esse é o momento e você não pode perder tempo. Para ajudar, serão detalhadas duas soft skills para a era digital por semana, quais são, como desenvolver, o que precisa aprender, como se comportar para continuar sendo um profissional de destaque no mercado de trabalho.


As duas primeiras serão: Pensamento Computacional e Alfabetização em Mídia. Ficou curioso? Então não perca as próximas publicações! E em algumas matérias revelaremos nomes de algumas empresas que você pode se inscrever para trabalhar de casa caso seja aprovado e que selecionam várias skills, inclusive, as soft skills. Até a próxima matéria.


Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui


Sabrina Carvalho


Autora do livro: Geração Z: uma nova realidade

Colunista no Blog do Elefante Marinho

Especialista em Gestão de Pessoas, Analista Comportamental, Life Coach, Funcionaria em SEBRAE, idealizadorado canal @prosperae e consultora de desenvolvimento pessoal.

Estudante de UX Design, Mãe e Multitarefa.


#tecnologia #profissão #cursos #softskills #trabalhodofuturo #revoluçãodigital

Boas vindas!!!