• Sabrina Carvalho

SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL parte 5

Uma série que revela quais são as habilidades que irão te diferenciar no futuro do trabalho da nova realidade do business.

Antes de iniciar com as duas próximas competências para a era digital, é importante que reveja o conceito de soft skills e a explicação das outras que estão nas partes 1, 2, 3 e 4 desta série (os links estão no final da matéria).


As próximas duas competências são complementares e muito importantes para o mundo digital.

A Inteligência Social é um misto de inteligência emocional com relacionamento interpessoal, pois está diretamente ligada à maneira com que as pessoas se relacionam e realizam negociações complexas, compreendendo profundamente o sentimento das pessoas de diferentes culturas e contextos sociais. Ou seja, o profissional que possui essa soft skill bem desenvolvida, sabe se comunicar com pessoas do mundo todo, de qualquer cultura, pois tem conhecimento a respeito de cada região, cidade ou país e, como sabe falar com todas as diferenças, obtém êxito nas negociações proporcionando benefícios e ganhos para a empresa.


Mas, como desenvolvemos essa competência tão importante? Mais uma vez leituras e capacitações são necessárias. Ser fluente, ao menos em inglês, é fundamental para conseguir se comunicar mundo afora, portanto, caso ainda não saiba falar inglês, procure um curso e inicie o quanto antes. Saber ouvir, ter empatia e estudar sobre as diversas culturas presentes no mundo são essenciais, pois essas habilidades e conhecimentos ditarão o tom do diálogo, ajudarão na compreensão sobre o que o outro quer falar, quais produtos podem ser oferecidos, como cada cliente prefere ser tratado e definirão a margem de negociação para cada situação dependendo da localidade da pessoa que faz parte da negociação.



Outra sugestão é sempre manter as emoções equilibradas. Em uma negociação, seja para venda, seja para aquisição, é muito importante que as emoções estejam sob controle. Conhecer as próprias emoções, treinar as reações e desenvolver uma habilidosa inteligência emocional é de extrema importância para o profissional que possui inteligência social, afinal lidará com todo tipo de pessoa, cultura e crenças. Manter-se equilibrado, consciente das próprias emoções, colabora para tornar a situação favorável.


A Colaboração Virtual é ter a habilidade para liderar, se comunicar com a equipe e com diferentes pessoas, em variados locais do mundo, por meio da Internet. Aqui é essencial que o profissional tenha plena capacidade para utilizar ferramentas digitais, possua amplo conhecimento tecnológico e saiba utilizar a linguagem remota para se comunicar com a equipe, liderar as pessoas a distância, conhecer equipamentos e comunicação digital para colaborar com todos os processos corporativos de maneira virtual.


Para desenvolver a Colaboração Virtual a primeira providência é ter fluência digital em áreas inerentes ao trabalho virtual, como se comunicar nas redes sociais, a maneira de se comportar em reuniões remotas, investir em equipamentos, rede de internet, fazer constantes leituras sobre gestão de pessoas a distância, e aprimorar os conhecimentos em linguagem digital.



O mundo está se tornando digital, não temos mais como voltar atrás, então comece a se diferenciar no mercado digital, não é necessário ser especialista em sistemas de informação ou ciência da computação, mas é primordial saber se comunicar virtualmente, utilizar as ferramentas digitais, operar sistemas e ter inteligência para tudo isso, afinal o mundo pode se tornar digital, mas o humano jamais deixará de ser humano e a máquina jamais substituirá essa expertise única e inerente a nós.


Na próxima e última publicação falaremos sobre Orientação para servir e Liderança. Fique de olho!

Não leu as matérias anteriores sobre Soft Skills para a era digital?


Links:

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 1

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 2

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 3

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 4

Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui

gif

Sabrina Carvalho


Autora do livro: Geração Z: uma nova realidade

Colunista no Blog do Elefante Marinho

Especialista em Gestão de Pessoas, Analista Comportamental, Life Coach, Funcionaria em SEBRAE, idealizadorado canal @prosperae e consultora de desenvolvimento pessoal.

Estudante de UX Design, Mãe e Multitarefa.


#tecnologia #profissão #cursos #softskills #trabalhodofuturo #revoluçãodigital #homeoffice


Boas vindas!!!