• Tiago Magalhães

Empreendedorismo: Verdades, 2 séries e 1 filme para motivar 2021.

Atualizado: 24 de jan. de 2021

O empreendedorismo é realmente esse romance que te contam?


Antes de começar, só uma pergunta:

Sabia que Phil Knigth (criador da Nike) no inicio vendia tênis de porta em porta?


Ei, se você achou que eram aquelas matérias bonitinhas falando que você vai ficar rico empreendendo, trabalhando pouco, viajando o mundo sem mover um musculo e sem nenhum stress, pode parar aqui. Ou, pode continuar e pegar essa ótica diferente e com indicações para você assistir.


Empreendedores geralmente são uma raça de super-heróis mesmos, pois apesar de o empreendedorismo ser muito romantizado por aqueles que querem te vender cursos de

como ser um empreendedor de sucesso, não te contam o outro lado da história que é de bons dias sem dormir, agitações, problemas para resolver diariamente, se caso descuidar a atenção da saúde ela vai embora e o super-herói em questão nem perceba (talvez essa seja a kryptonita mais em comum entre essa raça). E tudo isso apesar de parecer estranho, é o ambiente onde os empreendedores se sentem à vontade, pois geralmente são "meio" hiperativos, cheios de sonhos e atitudes, e realmente querem fazer as coisas acontecerem.


Porém, infelizmente não existem super-heróis né?? Geralmente se tornam pessoas sozinhas e por serem os detentores das decisões de risco para o negócio e por terem a maior carga de responsabilidade, o que faz em alguns momentos (vários) desanimarem. Isso é bem normal, pode perguntar para empreendedores de sucesso. A parte do empreendedorismo que os gurus da internet não te contam é que possivelmente você precisará gastar com terapias psicológicas mais do que uma pessoa normal precisa, muitos empreendedores grandes têm desenvolvido síndrome do pânico e de burnout e muito mais.


Então, se você chegou até esse ponto da leitura e está ou quer entrar nesse universo do empreendedorismo que é muito bom, transformador e tem sim muita, separamos filmes e séries que podem te dar um gás bem legal nesse final de ano e que te mostrarão sem romantismo esse mundo onde tudo é possível, inclusive o fracasso se você não fizer corretamente.


START UP

Seriado americano que ilustra muito bem como nascem algumas empresas de tecnologia no Vale do Silício que tem potencial de crescimento exponencial e escalável e os bastidores. Claro né, é apenas um seriado, que envolve também investigações, crimes, máfias, entre outras coisas para tornar mais interessante assistir e dar mais ação.


O Vale do Silício, caso você não saiba, é aquele lugar na Califórnia onde nasceram e/ou estão sediadas empresas como Netflix, Twitter, Linkedin, Google, Facebook, Uber, Apple, entre muitas outras que você provavelmente utiliza hoje.


O seriado contém 3 temporadas até o momento e não sabemos se terá continuação. Conta com a presença dos atores Adam Brody, mais conhecido no seriado The O.C. Temos também o ator Martin Freeman da trilogia O Hobbit, do seriado Sherlock e que também participa do filme Pantera Negra. E um dos personagens principais é muito bem representado pelo ator Edi Gathegi, que tem participações em filmes como X-MEN e Crepúsculo.


Resumindo, o seriado além de ser muito empolgante e inspirador para quem precisa daquele gás e motivação, mostra como é uma realidade de relacionamentos entre sócios, como não adianta apenas ter uma boa ideia se você não estiver disposto a ralar muito e fazer acontecer se movimentando e enfrentando o que aparecer e como você pode perder muito dinheiro se ficar só copiando o que outros já fazem ao invés de com estratégia e planejamento, fazer diferente, afinal não é porque funciona para muitos que é só ir lá e fazer igual que vai rolar.


As três temporadas estão disponíveis no streaming "Prime Vídeo da Amazon" e que para quem gosta do tema, é uma excelente sugestão para maratonar.


MONEYBALL - O homem que mudou o jogo

Esse filme conta a história real de um gerente geral de time de beisebol que pensou a frente do seu tempo e começou a buscar mais estatísticas sobre jogadores do que intuições de técnicos e conhecimentos técnicos ultrapassados, reinventando seu time e superando os times mais ricos de sua época. Após isso seu modelo de gestão foi adotado por vários times e ele teve ofertas para ser contratado por diversos outros times. O modelo de gestão e alinhamento com o time foi inclusive copiado por outros esportes, de onde possivelmente nasceu o scout esportivo que todos os esportes adaptam até hoje.


Se você não percebeu, ele foi 100% empreendedor pois precisou implantar uma ideia que não existia na época e foi hostilizado dentro do clube que trabalhava até conseguir mostrar resultados e convencer inclusive jogadores que aquele modelo novo e revolucionário funcionava. Então se você precisa de um pouco de inspiração para sair da caixinha e tentar um empurrão para pensar diferente em 2021, sugerimos fortemente separar sua pipoca ou fandangos e assistir esse filmaço com o celular desligado para focar bastante.


Filmão com nada mais nada menos que Brad Pit que não se envolve em filme ruim (nossa humilde opinião), e está disponível na Netflix. E se você é assinante da Netflix sabe como ela é né, tira os filmes sem avisar, então corre enquanto está lá rsss: Moneyball - O homem que mudou o jogo.


MANHUNT UNABOMBER

A gente poderia ser super clichê e indicar A REDE SOCIAL, FOME DE PODER, JOBS, JERRY MAGUIRE: A Grande Virada, entre outros filmes muito bons mas que você ou já viu ou pode ver em outro momento. Mas a ideia da nossa matéria é tentar te mostrar de uma forma diferente como você pode reinventar seu 2021, te mostrando em outra ótica que empreendedorismo não é romântico nem é clichê, lá a mãe chora e é o filho que não vê.



Partindo daí você que precisa criar algo novo, ou se inspirar para isso PRECISA assistir Unabomber, que é uma série original Netflix, baseada em fatos reais, e que mostra a parte difícil porém apaixonante de um processo inovador de criação. Nesse seriado é apresentado como um agente do FBI criou o processo linguístico para descobrir a identidade de um terrorista misterioso em 1996 e que até hoje está vivo (78 anos de idade) em sua sentença de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Thed Kaczynski é autor do Manifesto - “A Sociedade Industrial e seu futuro”, que você encontra no Google para download e em português.


O terrorista em questão aos 16 anos já estava ingressando em Harvard e tem doutorado pela Universidade de Michigan, então imaginem como foi difícil, nos Estados Unidos onde a escrita muda suas peculiaridades e minuciosos detalhes em cada estado, região e até mesmo cidade (assim como em vários lugares do mundo) encontrar quem era o terrorista que enviava bombas pelo correio ou outros sistemas, em uma época que não tínhamos essas redes sociais e rastros digitais como hoje.


Um seriado de uma única temporada que, caso você esteja buscando inspiração para criar algo novo, pode ser uma boa pedida: UNABOMBER.


Então essas foram nossas 3 recomendações para você lembrar que as coisas podem ser difíceis igual em coração valente e que o coração tem que ser valente mesmo no empreendedorismo (e precisará), mas que se você está com disposição ou necessidade de encarar essa, pode ser bem legal e essas indicações podem dar aquela pilha para quem gosta de emoções e está com a mentalidade pronta para se organizar e cuidar da mente e saúde para conseguir continuar nessa batalha.


Depois faremos um post com indicações de filmes e séries empreendedoras bonitinhas e mais "românticas", mas que se você prestar atenção aos detalhes, vai falar a mesma coisa: Você precisa se movimentar o tempo todo. Aquela historinha de que empreendedorismo vai te deixar rico, trabalhando pouco e curtindo muito sem fazer nada é muito mentirosa, tá?


Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui


Tiago Magalhães


Empreendedor, Pós em Administração e Marketing Esportivo e MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Digitais, Educador Físico, Personal Trainer, Ex atleta profissional de taekwondo, metido a criador de marcas e adora ler biografias de empreendedores ou loucos da história. Gosta de assistir filmes e documentários repetidos mil vezes e quando dá tempo gosta de jogar videogame e fazer tiktok.


#empreendedorismo #filmes #series #startup #inteligenciaartificial #branding #marketing

Boas vindas!!!